CrecheCreche Pré-EscolarPré-Escolar 1º Ciclo1º Ciclo 2º/3º Ciclo2º/3º Ciclo SecundárioSecundário

CJD

Serviços

e-Learning

Contactos

Enviado por admin em 10/4/2014 11:06:48 (15 leituras)

No passado dia 5 de abril de 2014, uma jovem equipa de Químicos do Colégio Júlio Dinis participou nas Olimpíadas da Química Júnior, destinadas a alunos do 8.º e 9.º anos de escolaridade, que decorreu nas instalações do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A equipa era constituída pela Beatriz Queirós, João Ribeiro e Sofia Guimarães que representaram, de forma muito acérrima, as cores do Colégio numa competição onde a Química foi rainha. Os alunos gostaram imenso da atividade e apesar de não terem ganho prometeram que para o ano é que é!


Enviado por admin em 10/4/2014 11:01:24 (14 leituras)

No passado dia 3 de abril de 2014, o Prof. Doutor António Onofre proferiu uma palestra aos alunos do 11º e 12º anos do Colégio Júlio Dinis ano intitulada: “Interações fundamentais e o Universo”.

O professor António Onofre é presentemente o Investigador Principal do projecto “Estudos Fenomenológicos em LHC” no CERN com particular incidência no estudo das propriedades do quark top, do Higgs e pesquisa de novas partículas em LHC e desenvolve a sua atividade científica no Laboratório de Instrumentação e de Física Experimental de Partículas (LIP) da Universidade do Minho. E nesta palestra mostrou aos alunos como é que as interações fundamentais explicam a existência do Universo e da matéria, até chegar ao bosão de Higgs. Salientou a importância da previsão feita por Peter Higgs, na década de sessenta, e o caminho feito pela Ciência até encontrar o bosão de Higgs no CERN, em 2012. Esta descoberta abriu portas à atribuição do Prémio Nobel da Física a Peter Higgs no ano passado.

Na palestra também foi versado o modo como o CERN faz a divulgação da Ciência que desenvolve, nomeadamente através de mecanismos interativos desenvolvidos unicamente por portugueses. O líder deste movimento é o Eng. Henrique Carvalho, que também esteve na palestra, e mostrou como é interessante trabalhar no CERN e como isso mudou a sua vida, quer ao nível pessoal quer ao nível profissional.

Os alunos acharam a sessão muito dinâmica e motivadora, tendo revelado grande interesse na temática.


Enviado por admin em 10/4/2014 10:55:28 (9 leituras)

No passado dia 31 de março de 2014, a professora Carla Morais, Professora Auxiliar do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, proferiu uma palestra aos alunos do 6º ano intitulada: Histórias com Química, no Colégio Júlio Dinis.

A palestra teve a tarefa de envolver os nossos alunos num mundo novo - mundo da Química - que para o ano entrará na vida dos alunos mais formalmente.

Foi muito interessante verificar como a professora Carla Morais mostrou aos alunos como a Química está nas histórias infantis mais comuns!

Os alunos acharam a sessão muito dinâmica e motivadora, tendo participado e feito muitas perguntas à palestrante. Para o ano há mais Química...


Enviado por admin em 28/3/2014 8:20:15 (63 leituras)

Para que seja possível manter o processo administrativo de cada aluno atualizado, solicitamos a sua atenção para o preenchimento da ficha de dados, disponível aqui (se preferir, clique na imagem ao lado) e a sua devolução por email, enviando o ficheiro para o endereço: dir.pedagogica@colegiojuliodinis.com



Enviado por admin em 28/3/2014 8:19:24 (26 leituras)

No dia 14 de março, as turmas do quinto ano foram a Vila do Conde visitar a Nau Quinhentista e a Alfândega Régia.

Na Alfândega Régia, consultamos os documentos que serviram de suporte à reconstituição deste edifício e que permitiram conhecer a história de Vila do Conde, na época dos Descobrimentos. A este edifício chegavam as mercadorias da Índia para serem cobrados os impostos. Aqui, vimos as várias embarcações utilizadas pelos portugueses, ao longo dos tempos, o processo de construção da nau e cheirámos algumas especiarias que chegavam do Oriente.

A nau que visitámos é uma réplica de uma nau utilizada, pelos marinheiros portugueses, nas viagens à Índia. Este navio era de grande porte, pois servia para o transporte de mercadorias e, até, tinha canhões, para se defenderem do ataque de piratas e corsários. Os quartos eram poucos e destinavam-se às pessoas mais importantes, como o capitão e o escrivão. Por vezes, viajava uma mulher, conhecida como “órfã d’El-Rei”, destinada a casar na Índia. Esta mulher permanecia fechada no quarto toda a viagem, que demorava entre nove a doze meses, recebendo, apenas, a visita do capelão. Os marinheiros acreditavam que uma mulher a bordo trazia azar.

Ficámos impressionados com os grumetes, porque eram crianças com idade entre sete a dez anos, que faziam parte da tripulação e tinham, a seu cargo, os trabalhos mais sujos.

Considerámos a visita muito interessante e divertida, tendo sido a motivação ideal para iniciarmos o estudo da época dos Descobrimentos.

Turma do 5.º A


Enviado por admin em 28/3/2014 6:40:06 (30 leituras)

Nos dias 18, 19 e 21 de março de 2014, o Colégio Júlio Dinis comemorou o dia do pai. Cada sala preparou uma atividade que visava a participação ativa do pai de cada criança. A creche realizou um percurso de obstáculos e o Jardim de Infância jogos tradicionais.






Enviado por admin em 26/3/2014 6:33:05 (39 leituras)

Por Beatriz Queirós e João Ribeiro*

No dia 28 de fevereiro, no âmbito das disciplinas de História, Geografia e Físico-Química, os alunos do nono ano e décimo primeiro B visitaram a “Oficina do Doce”, a fábrica da “Vista Alegre” e assistiram ao Espetáculo “Química por Tabela”, na Fábrica Centro Ciência Viva. As alunas do décimo primeiro ano tiveram, ainda, direito a uma visita guiada pela cidade de Aveiro para um contacto direto com a organização das diferentes áreas, no espaço geográfico.

Na “Oficina do Doce”, os alunos ficaram a conhecer a história dos ovos-moles, a sua origem, assim como chegaram aos dias de hoje e a sua importância económica, no contexto regional. Participaram, também, numa fase da confeção desta especialidade, com tempo para a degustação.

No espetáculo “Química por Tabela”, os alunos estiveram mais perto de experiências, aprendendo mais sobre o que os rodeia e as experiências que podem fazer com objetos e produtos do quotidiano. Este espetáculo foi uma aula bastante interativa, com a participação de alguns dos nossos alunos no palco.

Seguiu-se o almoço, no Fórum de Aveiro. Da parte da tarde, já na fábrica da “Vista Alegre”, as turmas contactaram com as diferentes fases de produção e compreenderam a importância que esta unidade fabril tem, no panorama nacional e internacional, bem como a valorização que é dada à componente social, onde trabalhador assume uma posição de destaque.

Após a visita à fábrica, capela e bairro operário deste complexo industrial, alunos e professores regressaram, com mais saber, ao Colégio.

* alunos do 9.º A


Enviado por admin em 26/3/2014 6:13:41 (27 leituras)

No passado dia dezanove, os alunos, professores e funcionários do nosso colégio cessaram, por dez minutos, as suas atividades, para se entregarem a um momento de silêncio a favor da leitura.

Eram 12.30h, quando se fez ecoar, por todo o colégio, a música da banda sonora do filme “A Vida é Bela”. Fez-se silêncio e todos tomaram um livro para, durante dez minutos, celebrarem, solenemente a leitura.

Esta celebração decorreu no âmbito das atividades da “Semana da Leitura”, promovida pelo grupo de docentes de Português.


Enviado por admin em 20/3/2014 6:23:43 (19 leituras)

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de março de 2014, o Colégio Júlio Dinis foi bem representado no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC), que decorreu na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, na cidade de Faro.

Sob o mote Tendências atuais em educação em ciências, o XV ENEC constituiu uma oportunidade de partilha e discussão de questões relacionadas com o ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de educadores e professores, o currículo e as políticas educativas, a relação entre a escola e a comunidade, a inovação didática e a formação em ciências físicas e naturais.

Foram apresentados dois trabalhos de educação e divulgação em ciências físicas, na forma de comunicação oral e comunicação por poster. Esta foi uma excelente oportunidade de partilhar experiências e de divulgar o Colégio Júlio Dinis num plano nacional de educação em ciências.






Enviado por admin em 20/3/2014 6:04:31 (22 leituras)

No passado dia 7 de março de 2014, o Dr. João Paiva deu uma Palestra subordinada ao tema: Educação, Ciência e Religião, no Colégio Júlio Dinis.

A palestra foi interessante, quer pela informalidade imprimida pelo palestrante, o que possibilitou aos alunos colocarem as mais diversas questões, quer pela temática, já que são raras as ocasiões em que temos oportunidade de falar com um cientista que reflete sobre áreas tão (aparentemente) díspares.

Sobre a palestra muito havia para dizer, contudo, gostaria de partilhar uma das ideias, que acredito, mais celeuma levantou. A certa altura, o Dr. João Paiva proferiu a seguinte afirmação: Eu não devo nada aos meus pais e os meus filhos não me devem nada! E porquê? Percebi e, penso, também os nossos alunos que, felizmente, ainda se perfilam entre os que defendem valores universais, que a motivação para a ação, o desejo de fazer o que deve ser feito, deve ser puro, gratuito, pois se todos assim pensássemos e agíssemos, viveríamos num mundo onde imperava a bondade da ação e a tolerância em relação ao outro.

Desta forma, creio, se conseguiu passar a mensagem mais importante: Nós somos uns-com-os-outros e todas as formas de saber podem coexistir num mundo verdadeiramente humano.


Enviado por admin em 20/3/2014 3:19:29 (25 leituras)

No dia 5 de março realizaram-se no Colégio Júlio Dinis, as Jornadas da Educação. Trata-se de um evento formativo, no qual, desta vez as temáticas abordadas foram: a hiperatividade, a dislexia e os problemas de comportamento, uma vez que constituem os três principais fatores que afetam o rendimento escolar dos alunos. A experiência foi enriquecedora para os participantes, pelo que certamente será repetida.


Enviado por admin em 17/3/2014 14:08:11 (35 leituras)

No próximo dia 24 de março pelas 14:40, no edifício do secundário, realiza-se uma sessão de esclarecimento sobre o exame Key for Schools para todos os alunos inscritos no exame. Esta sessão vai ser conduzida pela formadora Luísa Geão, consultora da Oxford University Press e visa esclarecer as dúvidas sobre este exame.





Enviado por admin em 10/3/2014 8:51:04 (29 leituras)

Ao longo do mês de fevereiro, os alunos do Pré-Escolar realizaram diversas obras de artes, no âmbito do projeto: “Despertar para as artes”.

Vejam como as nossas crianças são grandes artistas!
























Enviado por admin em 10/3/2014 8:37:37 (26 leituras)

Decorreu na passada Sexta-feira, o Torneio de Voleibol do Colégio Júlio Dinis, no qual participaram 12 duplas masculinas (24 alunos) e 8 duplas femininas (16 alunas), que demonstraram aquilo que têm aprendido tanto no desporto escolar, como nas aulas de educação física.

O Torneio masculino foi vencido pela dupla Gustavo Flores (5.º ano) e Eduardo Portela (7.º ano) para os alunos do 5.º ao 7.º ano, que venceram na final, a dupla Salvador - Rodrigo Araújo, ambos do 5.º Ano. No 8.º ano os vencedores foram a dupla Diogo Araújo - Luís Ribeiro.

O Torneio Feminino foi vencido pela dupla Lara Nobre e Ana Rita Correia, ambas do 5.º A e frequentadoras do Desporto Escolar Voleibol, vencendo as alunas Beatriz Paiva e Renata Castro, ambas do 7.º ano e também frequentadoras do grupo de desporto escolar.


Enviado por admin em 2/3/2014 7:32:36 (70 leituras)

É com orgulho e satisfação que o Colégio Júlio Dinis felicita as professoras Sandra Paulo e Sara Miriam, de Matemática, pela publicação do seu livro Preparar a Prova Final - Matemática - 6.º Ano.

Com este livro, um instrumento de trabalho essencial para preparar os alunos para esta avaliação de final de ciclo, as nossas professoras partilham os seus conhecimentos para que os estudantes encarem este momento do seu percurso escolar com mais confiança.


(1) 2 3 4 ... 20 »
Login